Qual é a origem do Tarot?

alexia couto tarot

Para saber qual a origem do tarot, primeiro é preciso saber o que é o tarot.

O tarot é um baralho que contém necessariamente 78 cartas, ele pode ser utilizado como uma ferramenta terapêutica ou mística.

Eu fiz um post explicando melhor sobre o que é o tarot, você pode conferir aqui.

Os primeiros jogos de cartas comuns surgiram na China por volta do século X, porque foram eles que inventaram o papel, mas ainda hoje não é possível saber se o tarot teve sua origem por lá.

O que se sabe é que por volta do ano 1450, um Sacerdote Franciscano disse que os jogos de dados, cartas e “triunfos” eram diabólicos. Nesse registro não é possível saber o que eram esses triunfos. 

Só em 1464 esses triunfos são especificados como “el bagatelho; imperatrix; imperator; la papesa; el papa; la temperantia; l’amore; la morte; el diavolo; la sagitta; stella; luna; el sole; l’angelo; la justizia; el mondo y el matto.” Que hoje são conhecidos como arcanos maiores.

O que são arcanos?

A palavra “arcano” vem do latim “arcanus” que significa segredo, mistério.

Os arcanos maiores são chamados assim por representarem os segredos mais profundos, mais densos e espirituais.

Os arcanos menores são as cartas dos mistérios materiais e humanos.

Vale lembrar que segundo as informações que temos hoje, os arcanos maiores eram chamados de Triunfos

Mas, qual é a origem do tarot?!

Aos que acreditam que a sua origem é egípcia, a palavra TAROT se originou da palavra TA-ROSH que significa “o caminho do rei” ou “ caminho real”; para os tarólogos que acreditam que venha da cabala é impossível não fazer a comparação da palavra TAROT com TORAH (Lei de Deus) que é o nome dado pelos Hebreus aos cinco primeiros livros do Antigo Testamento.

Livro Torah

Para os que acreditam que sua origem foi na Itália, é possível fazer a ligação da palavra TAROT com o nome do rio TARO, localizado no norte da Itália, que possivelmente foi uma região que trabalhou com a indústria papeleira.

A história que mais me fascina é que as cartas surgiram da necessidade de guardar os antigos mistérios científicos, e que estavam guardadas em um Templo de Mênfis, no Egito, em 78 lâminas de ouro.

A princípio quem cuidava desses segredos pensou proteger eles através dos homens virtuosos, aqueles que estudavam e que eram recrutados secretamente, mas um desses guardiões percebendo que a virtude é uma característica muito difícil de se encontrar e de se manter, ele sugeriu colocar esses segredos no vício, e naquela época o vício era o jogo de carta, porque ele sabia que no vício essas informações  e segredos científicos nunca iriam se perder.

Alguns historiadores a princípio acreditavam que o Tarot era um jogo de cartas recreativo e que só depois de anos ele foi associado ao ocultismo.

Na Europa o jogo de cartas era proibido, e as cartas naquele tempo eram produzidas a mão, então só quem tinha acesso a essa arte eram os ricos, então por ser algo inacessível, o baralho de tarô assumiu uma aura mística.

O que realmente se tem registro?

Além das citações do Sacerdote Fransciscano em 1450, o registro mais antigo é o Tarot Visconti Sforza, são cartas pintadas a mão (talvez pintadas por Bonifacio Bembo) para a comemoração de bodas da filha de Filippo Maria Visconti, duque de Milão, com o soldado Francesco Sforza.

Hoje existem 11 versões desse tarot, todas incompletas, a maior versão possui 74 cartas. Os arcanos maiores não trazem letras e nem números, e muitas cartas levam os escudos das duas famílias.

Tarot Visconti Sforza

Na Biblioteca Nacional de Paris temos acesso para ver as cartas mais antigas expostas, são 17 Arcanos Maiores, de margens prateadas e fundos dourados.

No fim do século XV, os tarôs Italianos e Franceses (Marselha) já tinham evoluído os desenhos do tarot original, conteúdo, estilo e tamanho; depois disso as cartas foram impressas com molduras de madeira e essa ferramenta teve uma enorme difusão.

No início do século XVII o tarot mais comum era o de Marselha, considerado hoje o pai de todos os tarôs e é muito popular nos países de língua francesa.

CONCLUSÃO:

A origem do Tarot é repleta de histórias e mitos, para sua função mística ou terapeuta a importância do local da sua origem é irrelevante perto dos resultados e do bem que o baralho de Tarot oferece.

Obrigada pela visita, espero ter contribuído de alguma forma para sua jornada.

Mergulhe comigo nesses mistérios, se inscreva no meu canal!

Beijoooo grande!!!

✨ A Deusa que habita em mim, saúda a Deusa que habita em você. ✨

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x