O que é Tarot?

alexia couto tarot

Antes de se perguntar o que é o Tarot, é preciso desvincular o Tarologia da Cartomancia, é comum conectar essas duas ferramentas como se fossem a mesma coisa, mas não são.

A cartomancia trabalha com o baralho cigano que não precisa possuir necessariamente 78 cartas.

É preciso salientar também que o Tarot pode relacionar as cartas com os signos da Astrologia, mas essas duas ferramentas não precisam trabalhar em comunhão, e trabalham muito bem sozinhas.

O Tarot ou Tarô, é um baralho formado por 78 cartas, 22 cartas são os arcanos maiores e 56 arcanos menores. Dessas 78 cartas, 40 são numeradas e se assemelham às cartas do baralho comum. Estas são classificadas em 04 naipes, copas, paus, espadas e ouros.

Além dessas 40 cartas, 16 cartas representam a corte que são os valetes, cavaleiros, as rainhas e os reis; e 22 cartas representam os arcanos maiores que são: o louco, o mago, a sacerdotisa, a imperatriz, o imperador, o papa, os enamorados, o carro, a justiça, o eremita, a roda da fortuna, a força, o enforcado, a morte, a temperança, o diabo, a torre, a estrela, a lua, o sol, o julgamento e o mundo.

O que são arcanos?

 A palavra “arcano” vem do latim “arcanus” que significa segredo, mistério. Os arcanos maiores são chamados assim por representarem os segredos mais profundos, mais densos e espirituais. Os arcanos menores são as cartas dos mistérios materiais e humanos.

Vale lembrar que segundo as informações que temos hoje, os arcanos maiores eram chamados de Triunfos.

O que representa as imagens das cartas do tarot?

As imagens e as artes de cada carta podem variar de acordo com o tema do baralho, mas ele sempre deve possuir 78 cartas com 22 arcanos maiores. 

As cartas do Tarot representam personagens, situações comuns às experiências humanas e possibilitam a autorreflexão e o autoconhecimento através das artes, cores e símbolos; por isso, pode ser uma excelente ferramenta terapêutica para aumentar o grau de consciência de si mesmo.

Mas, o que é Tarot?!

Há quem veja o Tarot da forma mais divinatória, que ele é uma ferramenta de comunicação com o divino. Esse divino pode ser o Universo, Deus, Orixás, Anjos, Mentores espirituais, a mãe terra, mãe natureza ou a Deusa.

O Tarot também pode ser visto de uma forma mais Jungiana, que ele funciona através da sincronicidade que é gerada através do nosso inconsciente, como se todas as respostas estivessem no nosso inconsciente e no Tarot essas respostas são reveladas através de reflexos inconscientes na hora da tiragem.

O que significa tiragem?

A tiragem  é o momento em que o tarólogo tira as cartas para fazer a leitura, existem diversos tipos de tiragens, na verdade, a tiragem é uma escolha individual do tarólogo, seja com a mão direita, esquerda ou no momento do embaralhamento. A escolha de quantas cartas e se irá trabalhar com elas invertidas também cabe ao tarólogo determinar.

Mas, o que é tarot?!

Você pode considerar ele um simples jogo de cartas e assim será, ou considerar ele um oráculo (uma ferramenta para entrar em contato com o divino) rodeado de mistérios e encantamento, porque apesar de existirem diversas histórias explicando como surgiram essas cartas, nenhuma delas é comprovada com total certeza, mas se você acreditar na magia que ele oferece, assim será.

O primeiro jogo de carta tradicional surgiu na China, mas não há indícios que o tarot tenha seu início por lá.

Há quem acredite que o oráculo tenha surgido na Itália, França, Egito, Norte da África ou que tenha surgido da Cabala, mas nenhuma história pode dar a certeza da sua origem, se quiser saber mais sobre esses mitos clique aqui.

Apesar de ser uma ferramenta que ninguém consegue dizer de que lugar surgiu, quem definiu a ordem dos arcanos maiores, porque cada arcano possui um número ou porque os arcanos maiores são 22 cartas. Quem trabalha ou se consulta com esse oráculo não tem certeza de como, mas sabe que funciona.

CONCLUSÃO:

O Tarot não tem relação direta com a cartomancia nem com a Astrologia, ele é um oráculo com 78 cartas, sendo 22 arcanos maiores e 56 arcanos menores.

Então, apesar do Tarot se apresentar como uma ferramenta duvidosa aos céticos, por ter uma carga mística, é preciso lembrar que a pessoa que o manuseia ou que o consulta é quem vai intuir se ele vai ser utilizado como um simples jogo de carta ou como um oráculo.

Obrigada pela visita, espero ter contribuído de alguma forma para sua jornada.

Mergulhe comigo nesses mistérios, se inscreva no meu canal!

✨ A Deusa que habita em mim, saúda a Deusa que habita em você. ✨

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x